Veja como proceder se cair em um golpe do PIX:

1º Faça um boletim de ocorrência na polícia;
2º Registre, uma reclamação junto ao banco para onde foi enviado o valor transferido via PIX, junto ao seu Banco e no Banco Central também. Neste registro informe as informações da transação bancária ocorrida, passando o nome do beneficiário e o ID da transação (dados aparecem no comprovante da transação), número da agência, número da conta.

COMO PROTEGER O MEU PIX?

• Fique atento aos possíveis golpes, e adote medidas de segurança que garantam a utilização do PIX.
• Não clique em links suspeitos recebidos por SMS, e-mail e demais redes sociais.
• Sempre verifique a autenticidade de endereços visitados na internet,
• Tenha cuidado os links que solicitem sincronização, atualização, manutenção de token, aplicativo ou cadastro;
• Ressaltamos que dados cadastrais e credenciais de clientes jamais são solicitados por iniciativa das instituições que oferecem serviços de pagamento, além de que atendentes dessas instituições não fazem testes com o Pix.

Após um golpe do PIX Juridicamente você pode adotar essas providência:

Caso a situação não se resolva após o Registro da reclamação, o Banco Central recomenda que se recorra aos órgãos de defesa ao consumidor (Procon do respectivo Estado) ou ao Poder Judiciário para buscar reparação do dano material, uma vez que, a responsabilidade da avaliação das situações de fraude é das instituições envolvidas na transação.

Advogado Esclarece e Orienta!

A essência do exercício da advocacia é a defesa do direito das pessoas